sábado, 14 de julho de 2012

Produção de texto no programa HQ.

A Sereia
Texto Aluna Maria 4º ano 2011.
Texto  do aluno Sergio  4º ano E. Fundamental 2011.
Aluna Alessandra 4º 2011.

Texto de opinião


O texto trata de um problema, Saiba qual lendo-o.
 
Lixo tornou-se o grande obstáculo*

O Brasil é dono de um alto pontencial* turístico, isso ninguém nega. Mas alguns fatores* têm prejudicado* a expansão* desse importante setor econômico. O interessante é que, nos últimos tempos, houve uma mudança no tipo de reclamação feita pelos visitantes.
Se antes o maior receio era a violência, hoje o que está espantando os turistas é a sujeira das cidades. Segundo levantamento da Embratur, 50% dos turistas que visitam o Brasil reclamam do lixo encontrado em praias, ruas e outros locais – 19,2% acham que a falta de cuidado com a limpeza das cidades é o pior problema.
A realidade é que grande parte dos municípios brasileiros sofre pela falta de conservação. Basta andar por aí para observar papéis, latas e bitucas de cigarro espalhados pelo chão.
Enquanto isso, a fama de que somos sujinhos vai espalhando-se mundo afora e o nosso turismo continua estagnado*. É triste constatar que a falta de educação do povo prejudica o crescimento de uma atividade de empregos e divisas.*
    Claro que existem soluções. Várias ações criadas pelo poder público já estão sendo postas em prática com sucesso. Um exemplo é a Operação Praia Limpa, iniciada em São Paulo e já organizada em outros estados. Rata-se de uma ação que promove a consciência por meio de distribuição de folhetos e sacos de lixo entre os banhistas. A atividade tem rendido benefícios para a população e para o meio ambiente, garantindo a preservação de pólos turístico* importantes para o País.
    Mas isso não basta, mesmo porque o litoral não é a única região afetada. É preciso criar uma Operação Brasil Limpo, incentivando crianças e adultos a evitar esses atos que enfeiam as cidades e deturpam* a imagem que o resto do mundo tem dos brasileiros. Se todos entenderem que o País só tem a ganhar com as medidas de conservação e preservação, logo o Brasil será uma nação mais saudável.
        (Augusto de Carvalho Alves. Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, 20 dez. 1999.)

Obstáculo: barreira, algo que atrapalha
Alto potencial: capacidade
Fatores: motivos
Estagnado: parado
Divisas: disponibilidades de um país em moeda estrangeira
Pólos turísticos: locais onde há várias atividades relacionadas ao turismo.
Deturpam: alteram, modificam.
 

Planeta terra

Planeta terra
View more PowerPoint from arlete.msr

Alimentação e nutrição

Alimentação e nutrição
View more PowerPoint from arlete.msr

Oficina: História no contexto da cultura afro

Oficina: História no contexto da cultura afro
View more PowerPoint from arlete.msr

Corpo humano aula

Corpo humano aula
View more PowerPoint from arlete.msr