sábado, 26 de fevereiro de 2011

BONS HABITOS - PARASITAS E HOSPEDEIRAS

Ciências

Projeto Ensino Fundamental I

Parasitas externos e hospedeiros

Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais
Conteúdo
Hábitos Saudáveis
Objetivos
- Reconhecer as características de alguns animais parasitários.
- Compreender a importância de hábitos de higiene para a prevenção de contágio.

Conteúdos
- Parasitas e seus hospedeiros.

Anos
3º e 4º.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
Textos informativos sobre piolhos, pulgas e carrapatos, que podem ser obtidos em jornais e revistas e na internet. Opções: site com informações sobre pulgas, sobre piolhossobre carrapatos, imagens de microscópio desses animais (para apresentar no projetor multimídia ou no computador) e exemplares dos bichos mortos e secos para a observação em microscópio, caso a escola possua laboratório (informações sobre como fazer a compra).

Desenvolvimento 
1ª etapa Lance questões para os alunos. Vocês conhecem alguns animais parasitas? Por que eles podem ser classificados assim? Qual a razão desse nome? Se entre as respostas não aparecerem piolhos, pulgas e carrapatos, dê esses exemplos. Questione que tipo de animais são esses e o que eles provocam no homem. Para responder às dúvidas da turma, oriente uma pesquisa em jornais, revistas e sites sobre parasitismo.

2ª etapa Retome o bate-papo com base nos resultados das pesquisas. Questione o que foi encontrado sobre parasitas. É provável que os estudantes citem o termo hospedeiro. Aproveite para conferir o que eles descobriram sobre as doenças que piolhos, pulgas e carrapatos causam e como elas podem ser evitadas. Registre no quadro-negro as definições formuladas. Em seguida, proponha a escrita de um texto coletivo sobre o que foi aprendido e peça que todos o copiem no caderno. Para a próxima aula, solicite uma pesquisa sobre as características físicas e os hábitos desses animais.

3ª etapa Tomando como base as informações trazidas pelos alunos, verifique se eles identificam o que piolhos, pulgas e carrapatos têm em comum, as diferenças entre eles, os hábitos alimentares e os locais em que vivem. Vá adiante e veja como eles descrevem o corpo dos animais. Relacione no quadro-negro o que cada um apontar como característica. Só então apresente fotos dos parasitas. Use o projetor multimídia ou leve os estudantes para a sala de informática para mostrar as imagens previamente selecionadas. Se possível, vá ao laboratório para que todos visualizem os animais no microscópio. A ideia é que eles anotem o que observarem e, depois, façam desenhos dos animais. No fim, cada aluno divide com a turma as características identificadas.

4ª etapa Divida a classe em pequenos grupos e oriente a realização de boletins informativos com dados breves e desenhos sobre os três animais, destacando as doenças e os incômodos que eles trazem. O material deve ser exposto para a comunidade escolar.

Produto final
Boletins informativos.

Avaliação
Analise a participação e o domínio que cada um apresenta durante a realização da atividade. Sugira que as crianças visitem outras turmas para contar o que aprenderam e observe se elas passam as informações corretamente.

Sistema de numeração decimal

Conteúdo
Sistema de numeração decimal
Objetivos
- Analisar os números quando se soma 10.
- Notar as transformações que se produzem nas notações numéricas ao somar ou subtrair outra quantidades “redondas”.

Conteúdos específicos - Resolução de problemas que exijam a utilização de escalas ascendentes de 10 em 10;
- Análise e formulação de "regras" sobre o valor posicional.

Ano
1º ao 3º

Tempo estimado
 Uma aula

Material necessário
- Cópias dos problemas
- Miniaturas de cédulas de dinheiro
Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva
Antes de propor esta atividade, procure explorar a contagem de 10 em 10 pautada em recursos visuais. No momento da aula, escolha uma dupla para o aluno que tenha conhecimentos próximos. Tenha a preocupação de distribuir cédulas que imitem, de maneira satisfatória, as notas verdadeiras, para facilitar a comunicação e as relações com o dinheiro que o aluno já conhece. Oriente para que esses materiais sejam usados em algumas fases dos problemas – em outros, estimule a comunicação gestual e o registro em papel.

Desenvolvimento das atividades
1ª etapa
Organize a turma em duplas e proponha que todas resolvam o seguinte problema: "Calcule quantos reais cada criança possui e anote ao lado do nome de cada uma".

Vitor - três notas de 10 reais: _________________
Adriele - sete notas de 10 reais: _______________
Gabriele - cinco notas de 10 reais: _____________
Yuri - duas notas de 10 reais: _________________
Leticia - oito notas de 10 reais: ________________
Evely - quatro notas de 10 reais: _______________
Vinicius - seis notas de 10 reais: _______________
Rafael - nove notas de 10 reais: ________________

Em seguida, organize um momento de socialização e trocas das estratégias utilizadas para resolver o problema. É possível saber quanto cada criança tem sem contar de 1 em 1? Como fazer? Para resolver essa situação, as crianças podem se apoiar em um quadro numérico ou na fita métrica.
2ª etapaOutra possibilidade para analisar essa mesma questão é propor um jogo de dados, estabelecendo que cada ponto do dado vale 10. As crianças, desta vez organizadas em grupos, lançam os dados (cada grupo em sua vez) e anotam a pontuação que obtiveram. Para calcular o total de pontos, os alunos costumam usar diferentes procedimentos. Alguns contam nos dedos ou com tracinhos até 10, depois até 20, e assim por diante. Outros contam de 10 em 10. E há aqueles que dizem o resultado de imediato. Observe as estratégias utilizadas pelos estudantes e, depois de várias rodadas, proponha um momento de discussão para que as crianças reflitam sobre o aspecto multiplicativo da organização do sistema de numeração decimal e relacionem com a interpretação aditiva desse número. "Vocês me disseram que, quando sai 4, anotam 40". Registre no quadro: 4 e 40. E pergunte: "O que tem a ver o 4 e o 40? Por que tem um 4 no 40?".
3ª etapaProponha a resolução de mais um problema: "Uma loja de artigos esportivos aumentou em 10 reais todos os preços. Veja a lista dos preços antigos e coloque ao lado os preços novos".

ProdutoPreço antigoPreço novo
Bola de futebol62 
Chuteira de salão35 
Camisa oficial84 
Meião15 
Óculos de natação23 
Calção de futebol42 
Caneleira21 
Chuteira de campo73 
Bola de basquete53 
Luva de goleiro27 

Quando todos tiverem terminado, proponha que os alunos se reúnam em duplas, comparem as duas colunas (de preços antigos e novos) e analisem como os números se modificaram. Anote as conclusões das crianças em um cartaz e deixe afixado na parede da sala, em local visível, para que todos os estudantes possam consultá-lo quando necessário.

Avaliação Retome com as crianças as conclusões a que elas chegaram na etapa anterior e proponha outro problema: "Paulo estava lendo um artigo na página 25 do jornal. Quando chegou ao final da página, encontrou uma nota que dizia 'continua na página 35'. Quantas páginas Paulo teve de pular para chegar à continuação? Como você descobriu isso? Quais outros números você poderia colocar no problema sem mudar a quantidade de página que Paulo teve de pular?". A última pergunta distingue esta atividade das anteriores: agora, as crianças precisam produzir pares de números cuja diferença é 10. Organize um portfólio com o registro dos alunos. Analise quais e quantos estudantes contaram de 1 em 1 para resolver o primeiro problema e os quais se apoiam na contagem de 10 em 10 para resolver os problemas seguintes.

Consultoria PRISCILA MONTEIRO
Fonte Proposta adaptada do livro Didática da Matemática - Reflexões Psicopedagógicas, organizado por Cecília Parra e Irma Saiz

Educaçao

MEC recomenda curso de pós-graduação à distância do Unasp

 


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Engenheiro Coelho, SP ... [ASN] O Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, recebeu visita do MEC para credenciamento com fins de oferecer cursos Lato Sensu à Distância. O projeto foi recomendado pelo MEC, que visitou o campus Engenheiro Coelho nos dias 8 e 9 de fevereiro. O relatório saiu no dia 18 do mesmo mês e a expectativa é que a abertura oficial do curso seja no início de 2011, após publicação de portaria no Diário Oficial da União. Os três critérios de avaliação usados pelo MEC foram infraestrutura, corpo docente e projeto de curso. O Unasp recebeu as notas 5, 4 e 4, respectivamente, obtendo média 4. A maior nota possível é 5.

Autoridades presentes durante recomendação
Autoridades presentes durante recomendação
O resultado alegrou a direção do programa no campus. “Das várias avaliações do MEC no Unasp, esse foi um dos melhores resultados já recebidos”, afirma o coordenador de Educação à Distância do Unasp-EC, professor Marcelo Alves. Mas o ótimo desempenho na avaliação é conseqüência de trabalho e dedicação. “Esse foi um processo demorado e desgastante, mas muito em breve estará finalizado de forma positiva. É uma realização que aguardávamos há seis anos”, conta Alves.
O primeiro curso de pós-graduação à distância a ser implantado será o de Métodos e Técnicas de Ensino, com duração de um ano. O curso é organizado pelo Unasp, campus Engenheiro Coelho, em parceria com os campi São Paulo e Hortolândia. O aluno passará uma semana no campus Engenheiro Coelho e depois terá as aulas ao longo do ano à distância, com o auxílio do ambiente virtual pela internet e de 11 apostilas desenvolvidas pelo próprio corpo docente do Unasp. Pela internet ele pode esclarecer suas dúvidas a qualquer momento, como uma espécie de fórum, e também ter suas questões solucionadas simultaneamente em conversas online com professores. Ao final do curso, o aluno realizará uma prova presencial em um dos colégios adventistas conveniados ao Unasp.
E depois de já ter na graduação aproximadamente 20% das disciplinas ministradas à distância, e em breve o curso de pós-graduação Lato Sensu ministrado totalmente à distância, o próximo passo do Unasp é implementar a educação à distância integralmente à graduação. O curso escolhido foi o de Pedagogia e o Unasp já se prepara para concretizar esse projeto. [Equipe ASN, Any Laila]

Colégio adventista gaúcho ultrapassa a marca dos mil alunos matriculados

 

Fachada do Colégio Marechal Rondon, em Porto Alegre, RS.
Fachada do Colégio Marechal Rondon, em Porto Alegre, RS.
Porto Alegre, RS... [ASN] O Colégio Adventista Marechal Rondon, em Porto Alegre, RS, começa o ano letivo com um índice histórico. Pela primeira vez ao longo de 55 anos de existência, a instituição passou a marca dos mil alunos. Na última sexta-feira, 12, o colégio contabilizava 1.003 matriculados.
De acordo com o diretor do Camar, Douglas Leal, a tendência nos próximos dias é ter um aumento na procura, típico do período que antecede o início das aulas. “Vamos considerar a segunda semana de março como o período de encerramento das matrículas. Assim, até lá, o número de alunos certamente será maior. A meta é de 1.045 alunos”, reforça.
Em 1999 o colégio chegou a atingir 1.030 alunos, mas o número incluía uma turma de 40 alunos que faziam parte de um programa de supletivo. Portanto, levando em conta os alunos de pré ao ensino médio, é a primeira vez que o Camar rompe a marca dos mil alunos.
Na avaliação do diretor, dois fatores explicam a procura: “Primeiro os grandes investimentos em estrutura física, que nos últimos anos resultaram num ambiente totalmente renovado, que atraiu a atenção da comunidade local de maneira mais abrangente. O outro motivo é a filosofia da escola. Como parte de uma rede mundial, o Marechal Rondon tem como base de sua proposta educacional os valores e princípios cristãos de educação com forte ênfase na formação integral e nos relacionamentos”, destaca. [Equipe ASN - Márcio Tonetti]

“Projeto um Computador por Aluno”

 

Escola de Rolim de Moura  foi contemplada com o “Projeto um Computador por Aluno” 



O Governo Federal através da Secretária do Estado de Educação está implantando em diversas escolas públicas do Brasil o projeto UCA (um computador por aluno) pormeio da distribuição de um laptop para cada estudante e professor de educação básica. O projeto ainda está em fase de experimento e tem como objetivo promover a inclusão digital dos alunos.
Para a experiência foram selecionadas ao todo 301 escolas do Brasil, 08 em Rondônia, sendo uma no município de Rolim de Moura. A escola Maria Comandolli Lira localizada no Bairro Centenário, foi a contemplada, e recebeu os leptops. O experimento terá duração de dois anos, e poderá ser implantado em todas as escolas públicas do Brasil. Os professores passaram por um treinamento para trabalhar com os equipamentos.
Segundo a professora Núbia Caramelo, o projeto ajudará e muito no processo de inclusão digital, ”Darei minhas aulas através de Blogs, será um grande marco na educação”. A escola contemplada teve que seguir um perfil exigido pelo programa. Na cerimônia de lançamento do projeto diversas autoridades estavam presentes.

Fonte: Alana Selhorst/TV Candelária